Tuesday, May 30, 2006

O melhor é ficar mesmo a ver a bola


É-nos dada a possibilidade de vislumbrar mais uma visão do futuro próximo, qual São Malaquias, Nostradamus ou Edgar Cayce.
Estes senhores já se apoderaram do que é preciso e agora só falta o mais fácil.
Olhemos para a noticia que estava exposta no IOL cujo primeiro paragrafo reza assim : “O Parlamento Europeu está a estudar uma proposta que passa pela aplicação de uma taxa sobre o correio electrónico e as mensagens de texto dos telemóveis (SMS).”
Mas qual a razao de tal ideia?
A resposta encontra-se mais à frente na noticia : “O dinheiro desta potencial taxa serviria, posteriormente, para financiar os fundos comuns da União Europeia, funcionando como «impostos europeus».”
Perceberam? Isso mesmo, não existe justificação alguma que não seja a pura extorsão de dinheiro, já que não existe qualquer custo para os Estados a utilização do e-mail e do sms (já sujeito a IVA). Ou seja, é dinheirinho vivo a entrar nos cofres dos Estados sem ter de dar quaisquer contrapartidas ou serviços.
Mas devem haver inumeras vozes contra uma medida desta natureza, pois todos se dizem contra os aumentos de impostos. Não, mais uma vez, a noticia continua :” Este tipo de medida é apoiada pela maioria dos governos, eurodeputados e pela Comissão Europeia, que têm vindo a estudar a melhor forma de avançar com os novos impostos.
Entao temos aqui mais uma breve visao do triste futuro reservado aos que não podem ou não querem fazer parte de um sistema politico reservado a ladrões profissionais.
A ideia por detrás desta ideia é simples. Eles fazem isto por duas razoes. Porque querem e porque podem. Nós não queremos nem podemos o contrário.
A sociedade totalmente transaccionavel está aí, uma sociedade com a aversão às palavras gratuito, incluído, sem custos.
Nada, mas mesmo nada poderá ser sem custos para o utilizador. Respirar já não é, com as taxas impostas às industrias poluentes e que se reflectem depois no custo para o consumidor. A àgua muito menos. Todos os serviços se estão a redireccionar para uma aproximação ao mercado em que o pagamento mensal por oposição à compra de uma só vez se está a apoderar dos ordenados dos contribuintes mal estes o recebem. A industria de software já tem tudo preparado para iniciar um processo de pay-per-use de todos os produtos. O Windows que sairá depois do Windows Vista já será apenas online e mediante subscripção. Os jogos estão a caminhar rapidamente nesse sentido. É praticamente impossivel negociar pacotes de comunicações com qualquer operador sem estar sujeito a fidelizações, já se fala que quando a Via Verde estiver melhor implantada será um serviço pago e obrigatório (pois ficará apenas uma fila para os veiculos sem identificador). Os contratos de manutençao são cada vez mais usados e por vezes obrigatórios. O imposto automovel baseado em GPS. O imposto para entrar nas cidades.
Enfim, a lista não parava se não quisesse. Mas é facil resumir a ideia. Vai ter de pagar tudo o que precisa de tal modo a que um simples favor entre amigos se tornará tambem motivo de acordo de preço.
Entretanto o povo quer é ganhar o mundial. Aparecem aos milhares sempre que um jogador aparece em Evora, debaixo de 40ºC, e por apenas 10 minutos. Ninguem se quer mobilizar contra esta cambada de politicos nojentos que governa a nossa vida.
O mundo estilo matrix está aí, muitos podem saber mas simplesmente não o querem fazer pois isso implicaria algum pensamento.
A desilusao é grande. As palavras já saem às golfadas.
Quem é que ainda pensa que a solução está em politicos de outra cor?
Para ler a noticia na integra:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=689388&div_id=1730

Thursday, May 18, 2006

Ensaio sobre a Cegueira


Mas afinal porque é que todos os adeptos da grande conspiração advogavam a compra de ouro e outros metais desde já há alguns anos e agora se revela uma teoria acertada? E porque é que os mesmos individuos só viam uma saída para o preço do petroleo que era a sua subida ao contrário dos analistas convencionais que sempre trataram as subidas de petroleo como conjunturais, relacionadas com focos de tensao localizada ou condiçoes climatéricas? E o dolár? Porque é que todos falávamos no colapso do dolar bem antes de alguém se atrever a dize-lo, e hoje não se fala de outra coisa? Quem tem apostado na conspiração tem ganho, ao menos isso, mas falta saber porquê. O que é que existe nessa teoria de modo tao claro que se possa vaticinar coisas tao malucas como estas e depois ter razao em todas elas. Ninguem previa nada disto há 5 anos atrás.
Como é impossivel resumir todo um trabalho de pesquisa que já leva muitos anos, posso começar por um assunto que por ser tao polémico pode atraír algumas atençoes menos suspeitas, e é essa a ideia.
É que a coisa já está a ser cozinhada há muitos, muitos anos. Poderia mesmo dizer há centenas de anos, mas vou aqui debruçar-me apenas sobre os ultimos 100.
Sempre a elite financeira usou as mesmas estratégias para conseguir o que queria, usavam a máxima da economia “compra barato, vende caro”. Mas só eles podiam ter acesso a esta máxima com conhecimento de causa pois só mesmo eles têm a capacidade de influenciar os preços e assim manipula-los a seu bel-prazer. Temos o George Soros que faz isso todos os dias com moedas estrangeiras naquilo que ele chamará de investimento cambial e que muitos chamam de terrorismo financeiro. Mas também já aqui vimos que as familias que comandam o mundo desde há 300 anos são as mesmas que o fazem hoje em dia. Logo aí já temos uma pista.
Depois vem a parte mais polémica que vou tentar resumir embora a realidade seja muito mais vasta que a que aqui apresento.
No fundo como foi permitido que o mundo desenvolvesse no ultimo seculo uma única potencia industrial, uma única potencia que sugava todos os recursos mundiais sem grande afronta por parte do resto do mundo? Meus amigos, só foi possivel aos EUA competirem sozinhos pelos produtos, matérias primas e outros recursos indispensáveis ao mundo moderno porque o resto do mundo era impedido de o fazer por causa de uma praga politica que mantinha na pobreza e logo, fora de jogo, mais de 2 terços do mundo. O Comunismo.
Não admira portanto que o comunismo tenha sido financiado por todos os grandes banqueiros do principio do seculo, sobretudo Jacob Schiff, em que existem mais do que muitos factos historicos que o confirmam. Façam uma pesquisa na internet e até conseguem ver os proprios documentos das transferencias de dinheiro. 25 milhoes de dolares em 1917 para Lenine e Trotsky prosseguirem o seu magnifico trabalho de ajudarem a criar monopolios capitalistas. Schiff disse mesmo que Trotsky era a pessoa por quem ansiava há muitos anos. J.P. Morgan depositou mais outros 20 milhoes num fundo de guerra em nome dos revolucionários, como é atestado em documentos do Congresso Norte Americano do dia 2 de Setembro de 1919 e que todos podem consultar no arquivo electronico do Senado Americano. Mais revelador ainda é um pequeno folheto do Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânico que afirma ser a Revolução Russa uma obra organizada e financiada por banqueiros internacionais. Enfim, muito mais documentação já eu vi sobre o assunto. Tirem as conclusoes que acharem por bem. Mas continuando, foi depois preciso reabilitar a imagem do espirito soviético, do espirito do igualitarismo como uma ideologia de homens bons de modo à coisa se espalhar rapidamente pelo mundo. Rockefeller usou e abusou da sua empresa de marketing a Ivy Lee & T. J. Ross que foi incumbida da tarefa de reabilitar a imagem dos revolucionários. Para cumulo conseguiram tornar Estaline como “Homem do Ano” da revista Time em 1939, mesmo depois dos massacres de 1937/38. Tambem Hitler já tinha tido o mesmo tratamento (por razoes que tambem um dia quero explicar). Depois veio a revolução chinesa e assim por diante o que levou no final a mais de 2 terços do mundo estarem na pobreza total para poderem ser todos iguais entre si.
Rockefeller tinha mesmo um escritório em Moscovo durante toda a guerra fria. É bem conhecida a viagem de férias de Rockefeller a Moscovo (férias do maior magnata do mundo num país que vivia para o combater, imagine-se) que terminou com a destituição de Krutschev de presidente da URSS (o ditador foi deposto pelos seus subditos, afinal quem é que tem mais poder que o ditador absoluto?). Nos 4 dias que Rockefeller lá passou a URSS mudou de presidente sem grandes sobressaltos. Se calhar o magnata terá ido a Moscovo apenas despedir um funcionário.
Mas voltando à economia vemos então que as grandes familias conseguiram monopolizar o panorama industrial de todo o mundo, vendendo dinheiro virtual aos países de 3º mundo de modo a ficar com a exploração dos seus recursos quando estes obviamente não conseguiam pagar. E quanto menos recursos os países tinham mais tinham de alienar para sobreviver. Também é disto que vive a divida dos países africanos e o perdao de dividas a esses países deve-se a não haver mais locais de exploraçao que interesse usurpar.
Assim temos uma ideologia feita à medida de quem a fez. Uma ideologia martelada, sem base absolutamente nenhuma a nivel quer economico quer filosófico, apenas baseada na inveja humana e na repressão que fez o frete aos mesmos de sempre. Será por acaso que Marx e Engels eram maçons? E o facto de Lenine ser membro do Grande Oriente de França, inclusivamente viver num apartamento cedido por estes? O agora aberto Arquivo Soviético contém documentos que insistentemente ligam a resistência ao Tsar da Russia à maçonaria francesa. Estão disponiveis relatórios da policia politica do Tsar Nicolau II que o avisam de haver uma conspiração de lojas maçonicas para um golpe de estado em 1905.
Em 1925 o secretário geral da maçonaria russa afirma numa carta que os objectivos da maçonaria e dos bolsheviques são comuns, e menciona o simbolo sovietico como puramente maçonico, a estrela de cinco pontas, o martelo e a foice, todos elementos de importante ideologia maçonica. Não sou eu que o digo, foi o General Boris Astromov. Engraçado é que nessa mesma carta afirmava que as lojas maçonicas deveriam permanecer secretas, logo não deviam ser legalizadas, pois a maçonaria necessitava desse secretismo para se fortalecer. Ok, é lá com eles.
Mas claro que a historia não se fica por aqui. Desde a invasao de Cuba aos guerrilheiros sandinistas na Nicarágua, ao Vietname, etc, etc que as coincidencias não param.
Voltando agora aos nossos amigos capitalistas, estes aproveitaram a relativa pouca pressão sobre os preços das matérias primas que eram utilizadas apenas por uma percentagem menor da população mundial. Isto causou uma descida gradual dos preços e uma saída gradual do negócio por parte de quem lá não merecia estar. A preços de 40 dolares a onça do ouro não valia a pena manter os custos exorbitantes de uma exploração, assim era mais facil vender a licença aos nossos amigos magnatas por tuta e meia. O mesmo com os outros recursos. Vivemos tempos em que não valia a pena investir na industria por não ser lucrativa, bem pelo contrário. Só os grandes é que as mantiveram em seu poder pois só eles tinham capacidade de aguentar os seus custos. Esperando dar razão à máxima “quem ri por ultimo ri melhor”. E agora fartam-se de rir, às nossas custas.
Com o brutal aumento dos preços das matérias primas já vale a pena investir. O problema é que as grandes explorações já estao nas maos dos mesmos.
Com o frete que o comunismo fez a esta gente deram o golpe.
Fez e continua a fazer pois as ideias que se arreigaram na sociedade estão moldadas de modo a combater os mais fracos pensando que estão do lado deles. Nenhuma grande empresa alguma vez se queixará da falata de flexibilidade do mercado de trabalho. Quem se queixa disso são as pequenas e médias empresas. Os grandes têm trabalhadores a contratos de 15 dias, preferindo pagar mais à empresa de trabalho temporário do que ao trabalhador. Os empresários mais pequenos não têm acesso a estes estratagemas e por isso se queixam tanto. São obrigados a adoptar os seus funcionários como filhos para o resto da vida e assim aumentar a rigidez do mercado de trabalho. Nunca as ideias provenientes do comunismo vieram beliscar qualquer grande corporação. Mas fazem um excelente trabalho em acabar com o emprego de proximidade, aquele em que o empregado conhece directamente o patrão por este ser um pequeno ou médio empresário. O futuro é simples. Com o desaparecimento da classe média todos seremos caixas de supermercado ou operadores de call center, sem qualquer perspectiva de carreira, coisa que não acontecia até aqui. É essa a verdadeira precarização do mercado de trabalho.
Todos os apoiantes do comunismo que eu conheço afirmam que o comunismo nunca vingou por não ter as pessoas certas na sua liderança. As ditaduras que impediram mais de meio mundo de viver como os outros só aconteceram por causa dos seus lideres. Mas não terá sido antes porque nunca o comunismo foi feito para dar certo por ser impossivel? Que as formas de comunismo que vimos e vemos são as formas que era suposto terem pelos capitalistas? Gostava que me respondessem.
Agora, como interessa voltar a empobrecer as classes médias (a classe média é um fenomeno muito recente, sem mais de 150 anos) pois estas já têm liberdades a mais, conseguindo mesmo ter casas na praia, varios automoveis e o diabo a sete, deixam cair a arma do comunismo para inundar o mercado quer de consumidores quer de trabalhadores, conseguindo assim matar varios coelhos com uma só cajadada. Não esqueçamos que a China comunista só nos rivaliza na sua parte capitalista. Ou seja, só os que estão dentro do sistema do capitalismo na equação um país dois sistemas, é que nos fazem mossa. O problema é que são muitos à mesma.Por isso, e voltando para terminar às perguntas iniciais do texto, as respostas tornam-se obvias. É logico um colapso do dolar, é logica a subida dos preços, é lógico que vamos sofre bastante com isso porque a intençao é que voltemos a não ter nada para eles mais uma vez nos aparecerem como salvadores. Como diz um ditado chinês, um cao faminto segue-te para todo o lado.

Monday, May 15, 2006

Desenvolvimentos...

Um texto sobre tres assuntos cruciais.


1-A lei que está de momento para ser votada no congresso americano que vai mudar o modo como acedemos à internet para sempre. Até agora existiam os chamados content-providers ou fornecedores de conteúdo que eram quem fazia e geria os sites. Grandes empresas mas sobretudo pequenos e micro entusiastas que se lembravam de fazer sites de desporto ou blogues variados. Existiam tambem os que faziam tudo acontecer levando a internet a casa das pessoas, empresas como a Netcabo ou o Clix. Agora, com a lei que irá passar, os detentores dos meios como estas ultimas empresas poderão cobrar aos produtores de conteudos um fee de acordo com a velocidade a que os sites são difundidos na web. Ou seja, um pequeno editor de um blogue pode desaparecer pois não tem dinheiro para manter o site em condiçoes de ser apreciado pelo publico pois este demora mais de 10 minutos a abrir. Nem é preciso dizer mais nada, já todos devem ter percebido onde isto nos leva, ao monopolio das grandes companhias de um recurso a que já todos estamos viciados.


2-A notória deslocação do eixo de atractividade do combustivel fossil para o nuclear. Todos os grandes players do petroleo estao já em fase avançada de conseguir o monopolio do enriquecimento de uranio mundial de modo a manterem a liderança no mercado energético mundial. A resolução da ONU que já está preparada proíbe todos os países que ainda não o fizeram de enriquecer uranio para usos civis. Mais uma machadada na soberania dos países que transferem para as Nações Unidas o controlo da sua politica mais importante, a energética. Nota-se já o burburinho das grandes empresas e familias de modo a entrar no jogo porque embora seja a ONU a regular o processo este passará na mesma por mãos privadas, mais do mesmo ou mais dos mesmos. Ainda por cima apenas os países hoje capazes de o fazer terão o monopolio do enriquecimento, tornando o preço da electricidade monopolizado pelos que produzem os meios para a produzir. Mais uma vez os países deixaram-se viciar por energia barata e aparentemente inesgotável e de repente são obrigados a pagar por ela.


3-Com esta noticia do Bloomberg fica oficial. Agora todos os tais economistazinhos que venho falando e que desdenham da ideia do colapso podem começar a pensar pelas suas cabeças oficialmente porque já apareceu no canal financeiro autorizado.
Ver Noticia

ou siga o link

http://quote.bloomberg.com/apps/news?pid=10000039&refer=columnist_mukherjee&sid=aVreBEdY.5cg

Friday, May 12, 2006

O dinheiro sai como servo e volta como amo


A inflação vai arrasar completamente o sistema financeiro das familias. Podemos estar a entrar num processo de hiper-inflação semelhante ao que aconteceu na Alemanha de Weimar em que os salários eram pagos diariamente porque no dia seguinte teriam de aumentar, um almoço fraquinho custava 1 milhão de marcos e haviam notas, como a que aqui está representada de 5 biliões de marcos chegando mesmo a haver uma de 10 biliões. Isto deu-se num periodo em que já tinha sido inventado o dinheiro, o crédito, o mercado bolsista e já se conhecia perfeitamente o fenomeno da inflação. Foi há menos de um século.
De momento a única coisa que nos segura de um periodo semelhante é exactamente as dividas aos bancos, pois qualquer aumento no stock de moeda, isto é, qualquer injecção de moeda no mercado é absorvida pelas dividas que todo o sistema tem. Como as dividas são imensas podemos estar relativamente descansados em relação à hiper-inflação mas não em relação à super-inflação. A nao ser, claro, que o sistema impluda.
Já na Biblia se diz que o devedor é escravo do credor. E por isso mesmo percebe-se perfeitamente que o mundo ocidentalizado está a apostar claramente na inflação como a sua única salvação, quer conscientemente quer inconscientemente. Só com o disparar desta é que as dividas se poderão alguma vez pagar, pois é impossivel repor um endividamento familiar de 118% de novo no trilho certo, sobretudo quando toda a economia se está a ajustar às novas condiçoes do mercado.
Assim, os agarrados às dividas, contam com os bancos centrais para continuar a desvalorizar as suas moedas de modo a fazerem face aos seus pagamentos mensais e assim arruinar os seus credores em vez deles próprios. É uma jogada tipica mas sempre falhada. Assim, toda a gente deseja veladamente uma grave crise inflacionista de modo a sorrateiramente verem os seus bancos deixarem de os chatear a toda a hora.
E como é impossivel a um banco central controlar simultaneamente a quantidade e a qualidade do dinheiro que emite, a inflação que neste momento serve para conseguir que o maior numero de pessoas pague o que deve, vai tambem servir para arruinar o bem estar de cada familia pois não vai poder comprar os bens essenciais.
Os primeiros passos já foram dados e toda a gente os vê. Tudo o que não é fabricado na Asia está a aumentar de preço exponencialmente. A saúde, educação, impostos, serviços, bens de primeira necessidade e tudo o mais não pára de aumentar de preço. Esqueçam a inflação oficial e refiram-se às vossas observaçoes pessoais. Só mesmo os produtos que vêm da China é que continuam competitivos.
Meus amigos, o ouro não está a aumentar sozinho. Tudo o que é industrial está a explodir em frente dos nossos olhos. O cobre aumentou brutalmente e nunca esteve tao alto na história do planeta. A prata também. A platina, o paládio, o ródio e o petroleo exactamente a mesma coisa. E a procura continua a existir. Ainda ontem li num jornal que se estava a tornar um flagelo o roubo de postes de electricidade por causa do aluminio e do cobre. Quem não está na industria nem se apercebe.
Também poucos se apercebem que nos EUA já existe gente a colocar no prego bens que possui para colocar gasolina no carro. Não é ficção, muitos jornais já falam disto. Sabem qual é o preço da gasolina nos EUA? 2,99 dolares por galão, ou seja, uns miseros 59 centimos de EURO por litro!
O mundo ocidental habituou-se a usar e abusar dos recursos sem pagar por eles e agora vao ter uma bela surpresa. Os portugueses vao ter de trabalhar para viver, o que me deixa muitas duvidas quanto à sua sobrevivencia. A taxa de poupança familiar dos países asiáticos é de 40%, a nossa é negativa.
Que raio de luz ao fundo do tunel é que as pessoas vêem? Por que raio é que as pessoas tomam decisões financeiras para quando isto “estiver melhor”? Conheço muitas pessoas que preferiram comprar uma casa sem vender a que tinham suportando agora com dificuldade 2 prestaçoes SÓ de JUROS, porque acredita que pode vender a casa antiga mais tarde “quando isto estiver melhor”!
Meus caros, melhor que ter as coisas quase de borla e sem trabalhar é impossivel, agora só pode piorar. A China e a India não se irão embora. Pior, eles é que tomarão conta da nossa economia pois as dividas comerciais a estes países estão agora a transformar-se em monstros papões financeiros, ou seja, o dinheiro sai como escravo e regressa como amo. Como? Simples, o dinheiro sai dos nossos países altamente civilizados para ir comprar os produtos ao preço da chuva à China. E lá eles usam o dinheiro para comprar as nossas grandes empresas. Os EUA já sofrem deste problema gravemente. A divida publica dos EUA à China já deu para os chineses usarem esse crédito para comprar grandes gigantes financeiros e industriais aos americanos. Só desde o principio do ano mais de 50% das autoestradas com portagem dos EUA são propriedade de chineses. Impensavel até há bem pouco tempo.
Desde o ano 2000 até agora o mundo tem assistido a uma completa reviravolta no sistema financeiro, as pessoas ficaram completamente escravas do dinheiro e dos bancos e parece que nem com uma crise grave se apercebem que já não controlam as suas vidas.
Mais uma vez recordo, estamos a viver os primeiros tempos de uma ditadura global, ainda por cima consentida pelas pessoas. Hoje ninguém se importa com isso, amanhã ninguem se vai poder importar com isso.Mas lá está, quem não sabe nada de História está condenado a repeti-la e o mundo já passou por isto tantas vezes e por tantas vezes se disse que desta ia ser diferente.

Monday, May 08, 2006

Tudo isto é triste, tudo isto é fado

Chegámos a um ponto em que o lamento é a nossa única linguagem. Vejo com tristeza o completo desaparecimento do pensamento pessoal, dando-me conta todos os dias de um cerimonioso ritual que o português médio pratica todos os dias quando chega a casa. O ritual do embrutecimento voluntáriamente assistido, onde se troca promessas de visualizações repetidas de anuncios televisivos por ideias préconcebidas e fáceis de digerir e repetir no dia seguinte no trabalho.
O problema para mim é as pessoas não terem o devido desrespeito pelos outros que devia ter. Assim facilmente caem nos erros comuns de ler as noticias e tomá-las como boas, ouvir os politicos falar e esquecerem-se de se rir ou de colocar os livros de economia fora da secção de ficção.
De qualquer modo compram a VIP ou a Caras e discutem politica interna e às vezes externa ao almoço com os colegas de trabalho. No entanto raras são as criaturas que se preocupam em saber o que é a taxa de desemprego e se a definição da mesma é igual para todos os governos. Ouvem falar de taxa de inflação, falam dela e não sabem que é um conceito mutante com várias definições de modo a encaixar nos objectivos pretendidos do governo que a emite. Mas o problema maior é que os economistas se regem pelas mesmas regras, fazendo os seus calculos sobre conceitos martelados e ainda assim não têm a vergonha suficiente para se abstraírem de dar conselhos sobre este ou aquele investimento, esta ou aquela politica. Mas enfim, a resposta deles é a de que o teoria muda de acordo com os novos desenvolvimentos cientificos e não com aquilo que interessa publicar.
Por isso mesmo é que ninguém acredita que estamos na alvorada de uma nova era. Ninguem percebe ou quer perceber que já não percebe nada disto. Afinal os numeros nos EUA nunca estiveram tao bons, na Europa a inflação está controladissima e o melhor a fazer quando se quer um plasma é um crédito. O ouro disparou? Só pode ser especulação. O petroleo explodiu? Só mais um momento conjuntural. O dolar não vale nada? São politicas de economia externa muito complexas.
Caramba! O que é que é preciso mais para todos percebermos no buraco em que estamos?
Só o Bush filho aumentou a divida dos EUA em 18 meses mais do que todos os presidentes anteriores juntos nos ultimos 204 anos, ou seja desde que exite América. Não há ninguem de peso que se tenha de importar com o colapso do dolar por isso ninguem se vai atravessar para o salvar. No entanto os nossos economistazinhos continuam a fazer as suas previsões com base em teorias que já não são verdadeiras.
E os portuguesinhos ficam todos contentes porque vai ser o final do maléfico e abstruso reino imperial dos EUA, com a inveja natural de quem nasceu por terras lusitanas. Engolem isso com um brilhozinho nos olhos sem se perguntarem se vai ser assim tão bom para nós. Claro que não vai, vai ser completamente destrutivo do nosso nivel de vida, mas por um lado ainda bem, pois um país com a produtividade do nosso não pode ter assalariados com dois automóveis ou com o ultimo plasma na parede. Que desapareçam todos.
Estive há pouco numa grande empresa gestora de patrimonios e deparei-me com a insólita situação de ver cerca de 20 engravatadinhos atarefados com ordens de compra e venda de acções. Fui lá falar com o director comercial e a conversa chegou, já não sei como, ao investimento em ouro e petroleo. Falei-lhe das minhas visoes e o senhor pediu logo a um estagiário qualquer para lhe tirar o relatório da evolução do ouro do seu software de analise economica. Claro que ficou espantado e disse mesmo ir ponderar a ideia de iniciar uma area apenas dedicada às commodities. O estranho é que esta gente gere o património de muito boa gente. E não sabiam? Os indices bolsistas mostram que a bolsa perdeu dinheiro na realidade e ninguem tenta perceber porquê? Percebi depois que o problema são os metodos antigos para uma realidade moderna. O mundo já não é o mesmo. Ainda hoje o Yahoo mostra uma entrevista com Bush onde ele fala que a 3ª Guerra Mundial começou a bordo do voo 93, no dia 11 de Setembro de 2001.
E vão-me falar de raciozinhos e futuros, ou de warrants ou indices??
Numa economia de guerra fala-se de coisas reais, não especulativas, como o preço das matérias primas ou da industria das mesmas.
A razao pela qual estes raciozinhos confundem os analistas é a dos numeros nunca terem estado melhor. As pessoas estão a gastar fortunas, basicamente a gastar tudo o que têm. As pessoas preocupadas com o futuro não gastam o que têm, preferem poupar. Logo os raciozinhos estão a olhar para o dinheiro dos créditos das pessoas e a afirmar sem margem para duvidas que ninguem está preocupado pois o consumo está ao rubro. Eu e o leitor sabemos que não é assim. É que o ouro mostra o nivel das preocupações, e esse tem disparado. Mas como os nossos analistazinhos fizeram a faculdade toda sem praticamente ouvir falar de commodities não sabem o que isso significa. Quem sabe afirma sem pudor que a economia está a dar os ultimos suspiros antes do colapso brutal e final.
Porque raio é que as pessoas acreditam nos economistas que dizem que um crash já é coisa do passado pois o sistema já tem mecanismos automáticos de prevenção? Em 2002 houve um. Além disso continuam a levar a economia como se de um jogo se tratasse onde vale tudo para ganhar dinheiro e coloca-se um arbitro informático para o caso de o jogo sair do controle. Mas isto não é um jogo. Se eu quiser vender uma acção vendo-a nem que a vaca tussa. Nada me vai impedir. Pode atrasar, mas não impedir.
O que os numeros mostram é que todos estão na crista da onda a ganhar os ultimos tostões e sabem disso. Toda a gente está contente na bolsa porque a coisa nunca esteve tao boa, mas sabem bem que a preocupação latente está lá. O broker que não fizer dinheiro agora é pato, por isso ele tambem entra no jogo. Quando houver alguem que diga já chega e tomar acções concretas vai ser seguido por uma manada de outros iguais que vao pensar é agora. As preocupações que o ouro mostra virão todas ao de cima e cairá tudo ao mesmo tempo.
Só espero que essa altura não esteja longe.
Entretanto ninguem se mobiliza pelo roubo descarado dos impostos a que somos sujeitos todos os dias mas nem é preciso chamar quando é para partir os vidros do carro do treinador do Porto ou invadir as casas dos jogadores do Vitoria de Guimarães.
Todos falam mal do aumento dos combustiveis que lhes rouba partes enormes do orçamento familiar mas ninguem age. Mas quando toca a chutar futebol para a veia já toda a gente embarca na coisa e são os primeiros a defender a justiça e a dignidade desportivas.
Os governantes aplaudem e agradecem.

Friday, May 05, 2006

Moedas unicas

Hoje foi anunciado o inicio de conversações para a criação de uma moeda unica asiática liderada pela China, Japao e Coreia. Juntemos a essa a futura moeda unica do Médio Oriente que já está em estudo avançado, aliás já existe na prática pois já existe paridade entre todas as moedas do golfo. Depois temos o estudo da moeda unica do continente americano que tambem já se fala há algum tempo, daí a despreocupação pelo colapso eminente do dolar. Os passos de gigante para uma moeda unica mundial estao já todos dados. Quando acordarmos já estaremos debaixo de uma ditadura militar e nem demos por isso. Comparo os tempos que vivemos com os primeiros tempos do nazismo, onde as pessoas achavam tudo natural e engoliam tudo o que lhes era proposto. Alguns lá iam vendo a imagem toda e lutavam, sempre apelidados de radicais (nao estou a falar dos comunistas, que esses eram iguais aos outros, quer nos metodos quer nas ideias) e tiveram de emigrar. Só depois da guerra é que o povo todo acordou para o pesadelo que vivera sem dar conta.

Nao há inocentes

Há pouco mais de duas semanas, enormes quantidades de farinha de soja importadas para a EU a partir da Argentina foram confiscadas em portos espanhois e britanicos por pressao do gigante da engenharia genetica alimentar, a Monsanto. A razao para isso foi a queixa contra a Argentina devido a este país ter utilizado sementes de soja geneticamente modificadas e não pagar royalties à Monsanto por isso. Acontece que na Argentina este transgenico não tem a sua tecnologia patenteada pelo que não é reconhecida à Monsanto o direito de cobrar royalties pelos produtos. A história adquire contornos de meter medo quando sabemos que durante a grave crise argentina, a Monsanto aproveitou para meter mais uma colherada na globalização dos recursos de cada país de modo a poder extorquir o que quisesse quando chegasse a altura certa. Prosseguindo uma politica de promoçao dos transgenicos na Argentina, Brasil, Mexico e EUA, a Monsanto inundou o mercado argentino de sementes transgenicas de soja de modo que enormes populações rurais foram empurradas para as cidades para dar lugar a grandes plantações de soja. Há 15 anos atrás a Argentina era auto-suficiente em termos alimentares e hoje, com o monopólio quase absoluto destas plantações, vê-se obrigada a importar bens alimenticios do Uruguai. A farinha de soja tornou-se uma das principais exportaçoes da Argentina e a Monsanto quer agora boicotar toda a economia de um país para se apoderar dele em termos alimentares. A estratégia é sempre a mesma, deixar andar até à dependencia total e depois tirar o tapete obrigando a comercialização forçada do produto. Em 5 anos a produção de outros produtos da terra caiu 50%, e passou de 5,9 milhoes de hectares de soja para 16 milhoes. Viciaram a economia de um país de modo a torna-lo refém. Agora não conseguem exportar o seu mais precioso recurso sem pagar, mesmo que as leis desse país sejam claras em relação ao não patenteamento das sementes.
A Monsanto já nos habituou a manobras deste tipo. Há bem pouco tempo tentou patentear uma especie de porco, embora sem sucesso, talvez para a proxima. Agora vai lançar no mercado sementes que criam frutos que autodestroem as suas proprias sementes de modo a obrigar à compra destes sementes todos os anos recorrentemente.
As técnicas da Monsanto não são diferentes das da Mafia, viciando os seus clientes em drogas e jogo para depois os usarem a seu bel-prazer.Já as industrias tabaqueiras o fizeram. As industrias de software preparam-se para o fazer, pois durante anos tiveram uma atitude lasciva no combate à pirataria de modo a inundar o mercado com os seus produtos e criar no consumidor uma brutal dependencia das suas ferramentas. Agora lançam a campanha de repressão aos prevaricadores de modo a todos sermos obrigados a consumir o que eles querem. Não fosse este tipo de politica e se cada um tivesse de comprar o seu software desde o inicio em vez de o usar pirateado, haveria mais empresas a fabricar os mesmos leitores de software e haveria de certeza um formato standardizado, de modo a que qualquer editor de texto leria e editaria qualquer texto e seria muito mais barato. Assim, todos temos de pagar royalties à Microsoft caso queiramos criar um software que leia um ficheiro word de ultima geração, por exemplo. Estas politicas fizeram com que só as grandes corporaçoes se mantivessem no mercado (o de software ou de engenharia genetica, por exemplo), pois apenas estas podiam suportar os anos iniciais de perdas devido a pirataria. Se alguem acha que estas estrategias não são planeadas inicialmente não sei se estará a ver o quadro todo. Vivemos num mundo planeado e gerido em funçao da alta finança mundial, mesmo os ditadores e contra ditadores entram no mesmo jogo, não há inocentes.
Site 
Meter