Friday, May 12, 2006

O dinheiro sai como servo e volta como amo


A inflação vai arrasar completamente o sistema financeiro das familias. Podemos estar a entrar num processo de hiper-inflação semelhante ao que aconteceu na Alemanha de Weimar em que os salários eram pagos diariamente porque no dia seguinte teriam de aumentar, um almoço fraquinho custava 1 milhão de marcos e haviam notas, como a que aqui está representada de 5 biliões de marcos chegando mesmo a haver uma de 10 biliões. Isto deu-se num periodo em que já tinha sido inventado o dinheiro, o crédito, o mercado bolsista e já se conhecia perfeitamente o fenomeno da inflação. Foi há menos de um século.
De momento a única coisa que nos segura de um periodo semelhante é exactamente as dividas aos bancos, pois qualquer aumento no stock de moeda, isto é, qualquer injecção de moeda no mercado é absorvida pelas dividas que todo o sistema tem. Como as dividas são imensas podemos estar relativamente descansados em relação à hiper-inflação mas não em relação à super-inflação. A nao ser, claro, que o sistema impluda.
Já na Biblia se diz que o devedor é escravo do credor. E por isso mesmo percebe-se perfeitamente que o mundo ocidentalizado está a apostar claramente na inflação como a sua única salvação, quer conscientemente quer inconscientemente. Só com o disparar desta é que as dividas se poderão alguma vez pagar, pois é impossivel repor um endividamento familiar de 118% de novo no trilho certo, sobretudo quando toda a economia se está a ajustar às novas condiçoes do mercado.
Assim, os agarrados às dividas, contam com os bancos centrais para continuar a desvalorizar as suas moedas de modo a fazerem face aos seus pagamentos mensais e assim arruinar os seus credores em vez deles próprios. É uma jogada tipica mas sempre falhada. Assim, toda a gente deseja veladamente uma grave crise inflacionista de modo a sorrateiramente verem os seus bancos deixarem de os chatear a toda a hora.
E como é impossivel a um banco central controlar simultaneamente a quantidade e a qualidade do dinheiro que emite, a inflação que neste momento serve para conseguir que o maior numero de pessoas pague o que deve, vai tambem servir para arruinar o bem estar de cada familia pois não vai poder comprar os bens essenciais.
Os primeiros passos já foram dados e toda a gente os vê. Tudo o que não é fabricado na Asia está a aumentar de preço exponencialmente. A saúde, educação, impostos, serviços, bens de primeira necessidade e tudo o mais não pára de aumentar de preço. Esqueçam a inflação oficial e refiram-se às vossas observaçoes pessoais. Só mesmo os produtos que vêm da China é que continuam competitivos.
Meus amigos, o ouro não está a aumentar sozinho. Tudo o que é industrial está a explodir em frente dos nossos olhos. O cobre aumentou brutalmente e nunca esteve tao alto na história do planeta. A prata também. A platina, o paládio, o ródio e o petroleo exactamente a mesma coisa. E a procura continua a existir. Ainda ontem li num jornal que se estava a tornar um flagelo o roubo de postes de electricidade por causa do aluminio e do cobre. Quem não está na industria nem se apercebe.
Também poucos se apercebem que nos EUA já existe gente a colocar no prego bens que possui para colocar gasolina no carro. Não é ficção, muitos jornais já falam disto. Sabem qual é o preço da gasolina nos EUA? 2,99 dolares por galão, ou seja, uns miseros 59 centimos de EURO por litro!
O mundo ocidental habituou-se a usar e abusar dos recursos sem pagar por eles e agora vao ter uma bela surpresa. Os portugueses vao ter de trabalhar para viver, o que me deixa muitas duvidas quanto à sua sobrevivencia. A taxa de poupança familiar dos países asiáticos é de 40%, a nossa é negativa.
Que raio de luz ao fundo do tunel é que as pessoas vêem? Por que raio é que as pessoas tomam decisões financeiras para quando isto “estiver melhor”? Conheço muitas pessoas que preferiram comprar uma casa sem vender a que tinham suportando agora com dificuldade 2 prestaçoes SÓ de JUROS, porque acredita que pode vender a casa antiga mais tarde “quando isto estiver melhor”!
Meus caros, melhor que ter as coisas quase de borla e sem trabalhar é impossivel, agora só pode piorar. A China e a India não se irão embora. Pior, eles é que tomarão conta da nossa economia pois as dividas comerciais a estes países estão agora a transformar-se em monstros papões financeiros, ou seja, o dinheiro sai como escravo e regressa como amo. Como? Simples, o dinheiro sai dos nossos países altamente civilizados para ir comprar os produtos ao preço da chuva à China. E lá eles usam o dinheiro para comprar as nossas grandes empresas. Os EUA já sofrem deste problema gravemente. A divida publica dos EUA à China já deu para os chineses usarem esse crédito para comprar grandes gigantes financeiros e industriais aos americanos. Só desde o principio do ano mais de 50% das autoestradas com portagem dos EUA são propriedade de chineses. Impensavel até há bem pouco tempo.
Desde o ano 2000 até agora o mundo tem assistido a uma completa reviravolta no sistema financeiro, as pessoas ficaram completamente escravas do dinheiro e dos bancos e parece que nem com uma crise grave se apercebem que já não controlam as suas vidas.
Mais uma vez recordo, estamos a viver os primeiros tempos de uma ditadura global, ainda por cima consentida pelas pessoas. Hoje ninguém se importa com isso, amanhã ninguem se vai poder importar com isso.Mas lá está, quem não sabe nada de História está condenado a repeti-la e o mundo já passou por isto tantas vezes e por tantas vezes se disse que desta ia ser diferente.

4 Comments:

Blogger Bilder said...

Sim,muitos continuam a depositar a sua fe(dinheiro)no sistema,e assim a aumentar o poder dos Senhores do Mundo.

12:36 PM  
Blogger Zaratustra said...

Mais uma dor de cabeça para a já fragilizada economia norte americana
A FUGA AO DÓLAR, BOLSA RUSSA DO PETRÓLEO
O presidente da Rússia afirmou dia 10 que o país se prepara para tornar convertível a moeda nacional e criar uma bolsa de petróleo e gás com transacções em rublos.
"No meu discurso de 2003 estabeleci o objectivo de tornar o rublo convertível. Devo dizer que estes planos estão a ser implementados", afirmou Putin. Acrescentou que os trabalhos nesse sentido deveriam ser completados em 1 de Julho próximo, quase seis meses antes da data original de 01/Janeiro/2007.
"O rublo deve tornar-se mais generalizado nas transacções internacionais. Para isto abriremos uma Bolsa de Mercadorias na Rússia para comercializar petróleo, gás e outros bens a serem pagos em rublos", concluiu Putin.
Os observadores consideram que esta bolsa criará uma procura global pelo rublo, tornando-o uma divisa de reserva alternativa no comércio internacional pois a Rússia é o segundo maior produtor mundial de petróleo (após a Arábia Saudita).E agora irão os EUA invadir tambem a Russia?
A notícia está em
http://en.rian.ru/russia/20060510/47932818.html

11:44 PM  
Blogger R.O said...

É curioso como tem aumentado o numero de empresas de crédito (digo endividamento) como a “cofidis”, “mediatis” que endividam as pessoas. Prometem 4000 euros sem pestanejar (o que não é verdade, pois demora dias a aprovar o credito) e cobram juros na ordem dos 29%. Ora as pessoas endividam-se ainda mais.
Mas ,caro amigo, o que acho uma burrice, é milhares de portugueses sem dinheiro para comer, mas mesmo assim gastam dinheiro em tabaco e futebol, incrível!
Conheço casais que gastam mais de 200 euros mensais em tabaco! Não era melhor deixarem a porcaria do vicio e comprar comida com esse dinheiro?
Mas o Governo já preparou entretenimento para o povo, é o mundial de futebol, é fazer a bandeira humana no estádio do jamoura, é o rock in Rio, para entreter os portugueses fazendo-os esquecer os reais problemas. E funciona, porque o povão vai esbanjar dinheiro nisso.

9:57 PM  
Blogger R.O said...

ZARATUSTRA,

eu li em vários sites, alguns deles cristãos meios fanaticos, mas que diziam verdades. Apenas aproveitei as informaçoes úteis.
Diziam que os Estados Unidos tinham planos para atacar todos os países rivais de Israel, seriam
egipto, Afeganistão, Siria, Irão, Coreia, Russia, Iraque, e outros.

Ora, o Afeganistão e o Iraque já foram invadidos, agora parece que será o Irão.
Em breve serão os outros, tudo vem batendo certo..
até agora não falhou.
E se reparares, os americanos em todos os filmes fazem dos russos os terroristasd.
Nucna vi um filme em que o terrorista não falasse russo

9:59 PM  

Post a Comment

<< Home

Site 
Meter