Tuesday, April 11, 2006

Umas contas rápidas...

Clicar nas imagens para as aumentar
Para aqueles que têm desdenhado do que aqui tem sido dito ao longo dos ultimos anos, nada como uma pequena retrospectiva e comparação com a actual conjuntura. Afinal, apostar nos mercados tendo por base o tema inicial deste blog compensa, e muito. Não quero aqui afirmar que sei mais de economia do que os outros, porque não sei. E saber disso já foi uma vantagem, pois quem acredita que aprendeu economia na faculdade costuma ter o pessimo habito de pensar que aprendeu tudo e que já viu tudo. Mas pior do que isso, acredita que nada mudará e que as ferramentas economicas com que sempre trabalhou se mantém verdadeiras para sempre. Ora, a História prova-nos exactamente o contrario. Ao longo de milhares e milhares de anos de evolução cientifica quer nas ciencias exactas quer nas sociais, sempre a História provou haver teorias mais actuais e verdadeiras do que as existentes em determinada epoca. Não percebo portanto, porque é que os espiritos de hoje em dia pensam que vivem numa idade em que já se percebeu tudo. As ultimas teorias macro-economicas têm pouco mais de 3 anos. Se estas estiverem certas significa que vivemos e trabalhámos todos os outros seculos anteriores com ferramentas inadequadas. O mesmo se passa na ciencia. A História prova-nos sem grande esforço que provavelmente o que acreditamos hoje em dia tambem é mentira, como eram todas as teorias cientificas anteriores. E perceber isto já é um passo de gigante para perceber as tendencias do mercado. O problema é deixar caír por terra o que desaprendemos na escola.
Mas vejamos o que aconteceu a quem decidiu investir em ouro e prata quando aqui foi aconselhado a isso. A referencia ao bom investimento que é o ouro e a prata foi aqui feita pela primeira vez em 22 de Setembro de 2005, embora quem acompanhasse o blog desde mais cedo se pudesse ter apercebido da chance. Lembro que em Setembro de 2005 ninguem falava do boom das commodities, só agora se começa a falar disso. Entao vejamos:
Compraria a Prata a 7 dolares e hoje valeria 12,49, uma valorização de 78%, 11,14% ao mês.
Compraria o Ouro a 445 dolares e hoje valeria 600, uma valorização de 34%, ou seja 4,85% ao mês.
E nem se poderá dizer que a recomendação foi feita com o mercado a subir, pois como se pode ver pelo grafico só foi após o mês de Setembro que a explosao se deu. Sorte ou saber, não sei, veremos no futuro.
Ao mesmo tempo se tivesse investido num fundo de “excelente rendimento” do BPI, o BPIGlobal, por exemplo tinhamos uma valorização nesse mesmo periodo de 0,29% ao mês, 3,53% ao ano. Retirem-lhe a inflação e vejam o que dá.
Tambem no mesmo periodo, um investimento no indice Dow Jones daria um retorno de 0,64% ao mês. Contra quase 5% ao mês no ouro e contra uns brutais 11,14% ao mês na prata.
Podemos ver tambem pelo grafico que desde o preço mais baixo do ouro até à data da minha recomendação o ouro valorizou 73%, em 4 anos e 4 meses. A partir daí valorizou 34% em 7 meses.
Desde o preço mais baixo da prata até à minha recomendação a prata tinha valorizado 72% em 3 anos e 10 meses. Depois disso valorizou 78% em 7 meses.
Enfim, trata-se apenas de aplicar a teoria da conspiração aos mercados reais e a coisa bate certo. O ouro e a prata estao a tentar avisar o mundo de alguma coisa, o mundo é que ainda não percebeu o quê.Imagine o que diria qualquer cliente se um broker lhe apresentasse resultados destes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Site 
Meter