Tuesday, June 12, 2007

R.I.P.

Depois de muito tempo sem escrever, os escritos anteriores podiam ter deixado de fazer sentido nao fosse a realidade confirmar praticamente tudo o que se tem vindo a dizer. Mas o que me leva a voltar ao trabalho aqui no blog é o lançar de um novo grito de alerta para os tempos de mudança que temos andado a viver, mudanças de fundo no contexto geopolitico, economico e financeiro. De facto, urge perceber o que se passa para se entender o que se vai passar, pois os grandes ganhos vêm do entendimento dos sinais dos tempos antes dos tempos mudarem de vez. Assim, o mundo teimosamente insiste em seguir um caminho já antes trilhado, não vamos nós insistir tambem em só nos apercebermos disso quando já nada houver a ganhar com isso. Mas entao, comecemos...
Da já afamada crise financeira global que tanto se tem falado aqui neste blog, temos sinais de tal modo fortes dados nos ultimos 3 meses que não podia ter deixado passar em vao. Meus amigos, pela primeira vez desde a I Guerra Mundial os EUA perderam o estatuto de centro financeiro mundial. Os mercados financeiros no final de Março totalizavam 11760 bilioes de euros nos EUA e 11819 bilioes na Europa. Nos ultimos anos os mercados americanos cresceram 70% contra os 160% dos mercados europeus. Claro que a depreciação do dolar nao ajudou nada, mas esta tendencia verifica-se tambem nas trocas comerciais mundiais, onde já em 2005 os europeus representavam mais de 50% de todo o comercio externo da Russia, 65% da Argelia, 31% do Irao (seguido pelo Japao com 12%), 20% da Arabia Saudita (contra apenas 16% dos EUA), 30% do Kuwait (contra apenas 11% dos EUA) entre muitos outros. Note-se que os EUA detinham os primeiros lugares em todos estes mercados por larga margem de avanço. A China ultrapassou mesmo os EUA como o 1º importador na Uniao Europeia. Este ajustar de forças geopoliticas e economicas está a acontecer agora e a uma velocidade estonteante, levando os habituais players do mercado a não reagir pois estão imobilizados com teorias e tendencias que funcionaram durante quase um seculo e que agora começam a valer nada.
Temos de juntar a isto a grave crise imobiliária nos EUA, que tem funcionado como uma caixa multibanco para cada familia americana endividada até aos cabelos com emprestimos sobre a habitação na expectativa da subida de preço do imobiliario, que já todos agora percebem não vai acontecer. Algumas das maiores instituições financeiras americanas já estão a falir, a 2ª maior de todas, a New Century, foi a falencia mais badalada mas outras aconteceram e muitas mais se esperam acontecer. De facto o problema já é grave o suficiente para fazer manchete em todas as cadeias de media americanas, em programas como a Oprah e por todo o lado. Os unicos a não admitir o gravissimo problema (gravissimo porque tudo está baseado em consumo privado e sem dinheiro não há consumo, logo esta crise nao tem resoluçao à vista) sao os big players financeiros e a propria reserva federal americana, ambos com muito a perder caso o admitam publicamente.
O Fed não admite a depressão pois isto obriga-lo-ia a baixar as taxas de juro, depreciando ainda mais o dolar e fazendo a moeda americana colapsar ainda mais depressa do que se tem apregoado, os bigs das financeiras porque é nesta onda que têm surfado nas ultimas decadas e nao sabem surfar noutras, alem disso ainda há muito dinheiro a ganhar com todo o maralhal que ainda acredita nos conselhos destes tubaroes financeiros.
Com isto tudo vem o dizimar por completo da classe média americana empurrando-os para baixo e roubando-lhes as poupanças. Preocupante é tambem a analise do racio de rendimentos entre os 0,01% mais ricos e os 90% mais pobres que desde 1950 tem andado entre os 170 a 180 e que de repente saltou para os 880 em 2005, niveis apenas vistos nos meses anteriores à grande depressao de 1929 em que o numero era de 891. O problema dos americanos é que 1929 aconteceu num contexto de crescimento da influencia dos EUA no mundo e hoje acontece exactamente o oposto. Por isso, em vez de termos uma grande depressao teremos uma enorme depressao. Num exemplo recente do deliberado esmagamento da classe média americana, a segunda maior cadeia de electronica de consumo, a Circuit City Stores, despediu 3400 trabalhadores, 8,5% do seu pessoal de loja que ganhavam entre 10-11 dolares por hora para contratar o mesmo numero de trabalhadores a um preço de 8 dolares por hora. As novas contrataçoes deram-se na America e com americanos, ou seja a classe média perdeu membros que passaram para a classe baixa, e a classe baixa ganhou trabalho pago como classe baixa e ainda recebeu mais membros fruto do desemprego ocorrido na classe média, um autentico downgrading social.
Com toda esta crise as falencias pessoais aumentaram exponencialmente, os casos de incumprimento bancário também e cada vez mais pessoas estão a perder as suas casas tomadas pelos bancos credores. Nos EUA o intervalo de tempo entre o incumprimento bancário e a perda do imovel é em média de apenas 3 meses. Não tem havido novas compras de imobiliario, os impostos sobre o patrimonio e as transacções imobiliarias tem descido a pique bem como as receitas fiscais relacionadas com o consumo. Na California e na Florida as receitas fiscais diminuiram pela primeira vez em 30 anos. As receitas dos impostos sobre os lucros das empresas têm descido vertiginosamente tambem. Isto vai levar a mais endividamento publico a juntar ao já obsceno endividamento americano, levando a mais uma queda do dolar.
Depois temos os iranianos a afirmar que mais de 60% das suas exportações já são feitas em moeda totalmente independente do dólar. Claro, temos o Irão fora todos os outros países que já só querem distancia do dolar, até mesmo da China.
Mas se tudo isto nao bastasse, sao os proprios numeros estatisticos a darem-nos a dimensao do problema. De facto os EUA entraram em recessão técnica em Maio. Não de acordo com o seu PIB expresso em dolares, mas quando analisamos os mesmos dados mas com as contas feitas em Euros, Libras, Yenes ou Yuans, o resultado é o mesmo, a recessão técnica. Ou seja, para a America existe crescimento, para o resto do mundo existe recessão. É a magia dos numeros a funcionar.
Por isso meus amigos, esqueçam tudo o que leêm e ouvem nas noticias, e se estão à espera de um crash bolsista lembrem-se que a quando a bolsa crasha é porque tudo o resto já caiu tambem.
Os EUA já eram, a missa já foi lida mas o mundo inteiro ainda mantém a ideia contrária e toma decisoes com esta base, ajudando os grandes tubaroes a planearem a sua fuga e deixarem o menino nos braços da classe média cega por promessas de infalibilidade do sistema e incorruptabilidade do imperio americano. Conversa tal e qual a imposta nas vesperas de 1929.
Nunca nenhum imperio sobreviveu para sempre nem nenhuma moeda sobreviveu mais do que 100 anos sem colapsar.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O que diz vem no seguimento do que se antevia há uns meses a trás, portanto felicito-o pela clarividência da análise. Com isto tudo não seria natural que a cotação do ouro estivesse a disparar? E desde o dia 18-4-2007 que se encontra em queda, não seria normal que os investidores se estivessem a refugiar no ouro provocando a subida do mesmo?

Sauridio

11:20 AM  
Anonymous Anonymous said...

Estou a pensar fazer um empréstimo para comprar casa. Acha que é boa altura para me "enforcar" ou devo esperar? e devo optar por uma prestação fixa ou não?
estou muito preocupado

gente comum

3:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Merovech, a teoria que defende que esta subida dos juros é para apetrechar os bancos europeus de reservas para depois limparem o mercado dos dólares e assim impedirem o colapso do mesmo, é sua?

Sauridio

3:44 PM  
Blogger andrecruzzzz said...

caro merovech ouvi hoje falar d algo chamado brene-b-rt, um fundo de financiamento internacional de politicos associados a rotschild, bilderberg entre outros..aond é q eu encontro mais informação acerca destes?

5:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Tenho acompanhado as suas intervenções, que considero brilhantes, pedagógicas e, até, luminosas. Posso considerar-me alguém da classe média, e estou preocupado...por causa da ingenuidade. Perante estes cenários, agradecia do fundo do coração algumas sugestões suas.

11:32 AM  

Post a Comment

<< Home

Site 
Meter