Thursday, February 08, 2007

Há petroleo no quintal

Hoje a Galp descobriu petroleo!
É isso mesmo, em Angola, o sector explorado pela Galp achou finalmente petroleo, agora é que vai ser...
Na semana passada foi dada à Galp a concessão para a prospecçao do precioso liquido nas costas alentejanas e, apesar de ninguém me ter dito, já sei que brevemente vai ser anunciada a descoberta de petroleo em Portugal.
Porquê? Simplesmente porque agora já pode ser, pois a Galp já saiu das mãos do Estado e foi parar aos nossos amigos da politica ou de peniche, como quiserem.
Primeiro vendeu-se a baixo preço e imediatamente depois a Galp anuncia que descobriu petroleo.
E quando for anunciada a existencia de petroleo em Portugal, o governo vai aparecer todo em peso, vai haver pompa e circunstancia e todos vamos pensar que agora vamos ser o Dubai da Europa, mas apenas até a realidade chegar e todos percebermos que o dinheiro vai passar a flutuar por cima do país, de fundo de investimento em fundo de investimento, de banco em banco, sem nunca descer à terra e sem dar por isso beneficio a quem está out, que é toda a gente.
E virão todos dizer que o capitalismo selvagem ficou com tudo e nao deixou nada, e vai tudo a correr votar no socialismo ou no comunismo, sem perceber que tudo nao passa de um golpe socialista disfarçado de capitalista.
Como?
O Estado está nas maos dos mais corruptos e corruptiveis homens de Portugal, sejam eles PS ou PSD, CDS, PCP ou BE. E esta gente tem o poder de alienar patrimonio e dá-lo de mao beijada a eles proprios e ainda por cima atirarem as culpas ao capitalismo e à economia de mercado de modo a perpetuarem os votos nos seus partidos. E o sistema mantém-se assim, autosustentado por todos nós que não vemos que nos enganam a todo o minuto que passa.
O Estado vai ter sempre a mão brutal e indomavel, vai cobrar os impostos que bem lhe apetecer simplesmente porque nunca vai deixar o mercado funcionar sozinho, vai ser ele sempre a doar as areas mais lucrativas aos amigos e a regulamentar (leia-se bloquear) toda a concorrencia. E para cumulo todos vao querer mais Estado pois os privados já tomaram conta de tudo, o que ninguem se apercebe é que esses privados são aqueles em quem a gente vota.
Assim se matam 3 coelhos com um unico tiro, ganha-se o controlo privado dos sectores mais lucrativos, aniquila-se a concorrencia e ainda faz o zé povinho pedir mais.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Quanto ao petroleo na costa alentajana tenho duvidas que seja económicamente voiavel mas... No resto concordo contigo, e também registo a vontade do governo espanhol querer nacionalizar o sector das àguas em Espanha. O nosso robinóquio, que tanto gosta de olhar para Espanha, que atente neste exemplo.

Sauridio

9:33 AM  
Blogger Merovech said...

Com o petroleo a 50$ nao é viavel de certeza, mas com o petroleo a 70 ou mais, já começa a ser. Nao nos esqueçamos que o petroleo que anda a ser extraído já é de muito maior dificuldade de extracção do que até há bem pouco tempo. A extracção de petroleo agora, mesmo nos campos petroliferos antigos está muito mais cara devido a este se estar a esgotar rapidamente e o que ainda está disponivel ser de mais dificil acesso. Isto faz tambem subir os preços e tornar pequenos campos de petroleo rentaveis.

2:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Merovech, isso decorre da teoria da análise viabilidade da exploração de qualquer jazigo ou num sentido mais lato, de qualquer actividade económica.

O problema é este: ai nós quando os nossos jazigos forem económicamente viaveis, aque preço estara o petroleo? Não sei mas muito alto.
Os nossos jazigos são de acesso dificil e pouco velumosos.

Bom fim-de-semana.
Ah! não se esqueçam de votar Não no domingo, ou então tenham outra atitude de extrema elevação civica: não ponham lá os pés.

Sauridio

7:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

se houver petroleo aqui em portugal, lá vêm os americanos invadir-nos :-))

5:11 AM  

Post a Comment

<< Home

Site 
Meter