Monday, May 15, 2006

Desenvolvimentos...

Um texto sobre tres assuntos cruciais.


1-A lei que está de momento para ser votada no congresso americano que vai mudar o modo como acedemos à internet para sempre. Até agora existiam os chamados content-providers ou fornecedores de conteúdo que eram quem fazia e geria os sites. Grandes empresas mas sobretudo pequenos e micro entusiastas que se lembravam de fazer sites de desporto ou blogues variados. Existiam tambem os que faziam tudo acontecer levando a internet a casa das pessoas, empresas como a Netcabo ou o Clix. Agora, com a lei que irá passar, os detentores dos meios como estas ultimas empresas poderão cobrar aos produtores de conteudos um fee de acordo com a velocidade a que os sites são difundidos na web. Ou seja, um pequeno editor de um blogue pode desaparecer pois não tem dinheiro para manter o site em condiçoes de ser apreciado pelo publico pois este demora mais de 10 minutos a abrir. Nem é preciso dizer mais nada, já todos devem ter percebido onde isto nos leva, ao monopolio das grandes companhias de um recurso a que já todos estamos viciados.


2-A notória deslocação do eixo de atractividade do combustivel fossil para o nuclear. Todos os grandes players do petroleo estao já em fase avançada de conseguir o monopolio do enriquecimento de uranio mundial de modo a manterem a liderança no mercado energético mundial. A resolução da ONU que já está preparada proíbe todos os países que ainda não o fizeram de enriquecer uranio para usos civis. Mais uma machadada na soberania dos países que transferem para as Nações Unidas o controlo da sua politica mais importante, a energética. Nota-se já o burburinho das grandes empresas e familias de modo a entrar no jogo porque embora seja a ONU a regular o processo este passará na mesma por mãos privadas, mais do mesmo ou mais dos mesmos. Ainda por cima apenas os países hoje capazes de o fazer terão o monopolio do enriquecimento, tornando o preço da electricidade monopolizado pelos que produzem os meios para a produzir. Mais uma vez os países deixaram-se viciar por energia barata e aparentemente inesgotável e de repente são obrigados a pagar por ela.


3-Com esta noticia do Bloomberg fica oficial. Agora todos os tais economistazinhos que venho falando e que desdenham da ideia do colapso podem começar a pensar pelas suas cabeças oficialmente porque já apareceu no canal financeiro autorizado.
Ver Noticia

ou siga o link

http://quote.bloomberg.com/apps/news?pid=10000039&refer=columnist_mukherjee&sid=aVreBEdY.5cg

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

http://www.infoshop.org/
indispensável o seu site!
Parabéns!

1:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Alguem me pode indicar um site onde se possa acompanhar os preços dos metais no geral ( Cobre, aluminio, etc)

Os sinais dos tempos são interessantes, vejamos, agora até as nossas reservas do zinco já são de exploração rentavel, intereressantes sinais. Estamos a rapar os restos.

Sauridio

10:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

"O dólar americano está despencando nos mercados de moedas em todo o mundo e colocando pressão sobre os mercados de ações."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/05/060516_dolarquedamb.shtml

email...?

3:16 AM  
Blogger R.O said...

Acho isso injusto e ainda digo mais! Deviam ser as empresas de internet a pagar-nos dinheiro, pois elas não cumprem as velocidades no contrato. Eu tenho netvisão e deveria ter 1mbs mas faço testes de velocidade net (net speed test) e marca 700kbs.
A própria DECO diz que as empresas de net portuguesas não cumprem os contratos, a net é muito mais lenta que o prometido.
Portanto se me corassem alguma taxa de acordo com a velocidade que o site é exibido, etc, eu iria exigir que o site abrisse mesmo rápido. É que eles nunca cumprem nada, o que ia acontecer era as pessoas pagarem, e o serviço continuar lento !

A propósito de energia nuclear, é curioso como o Reino Unido quer lançar-se nisso. E ainda têm a lata de criticar o Irão.

9:46 PM  

Post a Comment

<< Home

Site 
Meter